Informações e Declarações de Exoneração de Responsabilidade

  1. As análises apresentadas foram elaboradas pelo Sr. Fausto de Arruda Botelho, analista de valores mobiliários devidamente autorizado pela Comissão de Valores Mobiliário (“CVM”) a exercer tal função (“Analista”) conforme a Instrução CVM n. 388, de 30 de abril de 2003 (conforme posteriormente alterada), de forma independente e autônoma, refletindo puramente sua opinião pessoal. Tais dados são distribuídos com o único propósito de informar as pessoas físicas ou jurídicas interessadas (“Investidores”) e em nenhuma hipótese, constituem oferta de compra ou venda de valores mobiliários ou de quaisquer contratos negociados em mercado de bolsa ou balcão.
  2. Tais estudos foram baseados em informações públicas que o Analista acredita serem confiáveis, mas ele não garante confiabilidade ou exatidão de tais informações.
  3. Para a elaboração das análises foram utilizados estudos gráficos, estatísticos e matemáticos, podendo, eventualmente, não constituir a expressão da realidade. Cabe, portanto, ao Investidor, a interpretação e utilização das análises apresentadas da forma que julgar adequada.
  4. O Analista, a Enfoque Informações Financeiras Ltda e a ComStop Análise de Investimentos Ltda não se responsabilizam por nenhuma das operações que forem ou vierem a ser realizadas pelos Investidores e se eximem de toda e qualquer responsabilidade por qualquer lucro ou prejuízos direto ou indireto que decorram da utilização de qualquer informação relativa às análises divulgadas. Cabe aos Investidores, exclusivamente, a decisão de adquirir ou alienar valores mobiliários ou contratos negociados em mercado de bolsa ou balcão e o eventual lucro ou prejuízo financeiro decorrente de tal decisão.
  5. As análises divulgadas pelo Analista ignoram qualquer objetivo, situação financeira ou necessidades específicas do Investidor, qualquer que seja. A decisão sobre qualquer investimento é de responsabilidade e interesse exclusivos do Investidor, o qual deve ser aconselhado por profissional devidamente autorizado para prestar tal serviço, assim como decidir se a modalidade do investimento abrangido pelas análises é adequada ao perfil do Investidor.
  6. O histórico e o desempenho das companhias, dos valores mobiliários ou das operações realizadas em mercado de bolsa ou balcão analisados não indicam, necessariamente, o desempenho futuro de tais companhias, e dos títulos em referência e nenhuma garantia é feita com relação a qualquer resultado.
  7. As opiniões, estimativas, projeções e análises expostas refletem o julgamento do Analista na data da respectiva divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. As cotações e disponibilidades dos valores mobiliários e demais ativos são meramente indicativas e sujeitas a alterações sem aviso prévio. O Analista não está obrigado a atualizar, modificar ou corrigir as análises divulgadas, nem a informar ao Investidor sobre tais alterações, devendo o investidor, a seu exclusivo critério, buscar as informações que julgar necessárias para a confirmação das análises.
  8. O Analista garante e declara que: (i) as opiniões, informações e análises divulgadas refletem única e exclusivamente sua visão e opinião pessoal sobre os valores mobiliários e demais ativos analisados e foram produzidas de forma autônoma, sem a influência de qualquer instituição a que o Analista esteja vinculado; (ii) não mantém vínculo com pessoas naturais que atuem nas companhias emissoras dos valores mobiliários analisados e não recebe remuneração por serviços prestados a tais companhias, à pessoa natural ou jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando os interesses de tais companhias; (iii) não está vinculado a nenhuma instituição que possua participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) do capital social de quaisquer das companhias cujos valores mobiliários foram alvo de análise e divulgação, ou esteja envolvida na aquisição, alienação e intermediação de tais valores mobiliários no mercado; (iv) não é titular, direta ou indiretamente, dos valores mobiliários analisados que representem 5% (cinco por cento) ou mais de seu patrimônio pessoal e não está envolvido na aquisição, alienação e intermediação de tais valores mobiliários no mercado brasileiro; (v) não está vinculado a nenhuma instituição que receba remuneração por serviços prestados ou apresente relações comerciais com qualquer uma das companhias cujos valores mobiliários foram alvo de análise e divulgação, nem a pessoa natural ou pessoa jurídica, fundo ou universalidade de direitos, que atue representando o mesmo interesse de companhia emissora dos valores mobiliários analisados; (vi) embora parte de sua remuneração esteja atrelada à prestação de serviços de análise de valores mobiliários, nenhuma parcela de sua remuneração é relacionada às opiniões específicas contidas nas análises fornecidas ou ao apreçamento dos valores mobiliários analisados.
  9. O Analista é um profissional independente e suas opiniões pessoais podem ser divergentes da opinião de outros analistas, as quais podem, inclusive, ser divulgadas nestes mesmos websites (www.enfoque.com.br e/ou www.comstop.com.br).
  10. Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído, no todo ou em parte, sem o prévio consentimento por escrito do Analista.
  11. Dúvidas, sugestões e reclamações entre em contato com o Analista pelo email fbotelho@enfoque.com.br.