Indexação

Sempre utilizamos a indexação em dólares para analisar os gráficos das ações e índices de ações brasileiros. No texto abaixo explicamos por que o fazemos.

O fato de que procuramos usar gráficos com o maior histórico possível faz da indexação uma condição "si ne qua non" para se poder "ler" tecnicamente as tendências de longo prazo. Surge portanto a necessidade de se usar um indicador.

Temos plena consciência dos "desvios de rumo" da taxa de dólar contra o real na história do Brasil, porém o que precisa ser levado em conta é que esses desvios são insignificantes quando comparados à inflação que vivemos no passado!

Por conta desta inflação, em boa parte da história econômica do Brasil, as pessoas pensavam em dólares, pois era a única maneira de realmente sabermos o quanto as coisas valiam.

Também não consideramos indexar em CDI ou IGPM, pois se alguém diz que a ação da Petrobras custa US 18,65 (fechamento de hoje) não entenderíamos se dissessem que custa 0,26 IGPDI

Outro fator extremamente importante que justifica a nossa indexação em dólar é que aproximadamente 30% do movimento do mercado brasileiro é de estrangeiros que raciocinam em dólares. No mercado de Nova York negocia-se mais ações da Petrobras do que na Bovespa, e esta negociação é em dólar.

A única maneira de comparar o gráfico da ação da Petrobras negociada na Bovespa em Reais com o da mesma ação negociada em dólares na NYSE é indexando o nosso gráfico em dólares.

Todas as operações de Arbitragem entre estes mercados, feitas por analistas técnicos brasileiros ou estrangeiros, baseiam-se em gráficos indexados em dólares.

Entretanto, todos os argumentos acima são irrelevantes quando olhamos para os gráficos do Ibovespa e especialmente o de Petrobras indexados em dólar. Eles nos mostram uma harmonia impressionante. Não fosse essa harmonia, como poderíamos ter, nos últimos 47 anos um canal de alta tão sublimemente perfeito no Ibovespa e ainda mais importante, dois canais de alta em Petrobras?

Por isso, estamos "fechados" com a harmonia que a indexação em dólar nos proporcionou no passado e temos certeza continuará a proporcionar no futuro. O contrário de harmonia é caos e no caos, qualquer análise é muito mais difícil de ser feita.