Método ComStop no Terminal Enfoque

No Terminal Enfoque, você opera com a disciplina do Método ComStop de uma maneira extremamente prática: basta das dois cliques no seu gráfico.

 

Se ao analisar um gráfico você identificar uma oportunidade de operação, o próximo passo é saber se essa operação se adequa ao método e, em caso positivo, quanto deve comprar (ou vender) desse papel.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1. Clique no botão do método 


2. Selecione a área do stop no gráfico.


3. Clique no nível do objetivo da operação no gráfico.


Pronto! Agora você poderá conferir as informações que interessam na calculadora do Método ComStop.

 


Calculadora do Método ComStop

                         


Assim que você definir os valores de stop e objetivo no seu gráfico, o Terminal Enfoque abrirá a Calculadora do Método ComStop, que tem quatro funções principais:


1. Calcula o FLP da sua posição
Ou seja, a razão entre o lucro e o prejuízo da posição. Se ele for maior que o mínimo estabelecido nas suas configurações...


2. Calcula o tamanho da sua posição
Para que seu risco não ultrapasse o limite por operação estabelecido pelas suas configurações do método.


3. Mostra o quanto você estará arriscando. E quanto pode ganhar.
Entendemos que é extremamente importante ao trader saber quanto ele vai arriscar em uma posição antes de assumi-la. Ou seja, se o stop for acionado, quanto irá perder. Por isso, essa informação aparece em destaque na Calculadora. Além disso, mostra-se também quanto se pode ganhar se o objetivo for atingido.

4. Botão executa: abre a boleta preenchida com os dados da operação.
Dessa forma, operar com a disciplina e controle do Método ComStop fica mais ágil e rápido do que operar sem ele.


Além disso, a Calculadora traz outras informações importantes, como a corretagem que será gasta e os valores das melhores ofertas e último negócio.


Perfil do Método ComStop
O método ComStop se adequa ao perfil de cada usuário. Por isso, para utilizá-lo, é necessário preencher três informações, que serão armazenadas e utilizadas como parâmetros em todas as suas operações:
 

                                 


1. Capital Método
Capital que você tem disponível para operações em bolsa no momento. Ou seja, se você liquidasse todas as suas posições, quanto dinheiro teria na conta corrente da corretora.


2. Meta de rentabilidade ao ano
O seu objetivo de rentabilidade anual. Ao preencher esse campo, terá a rentabilidade mensal equivalente.


3. Fator Lucro / Prejuízo
Tipo de operações você está disposto a assumir no quesito de lucro vs. potencial de prejuízo. No padrão do Método ComStop, utilizamos o FLP = 4, ou seja, apenas aceitamos posições cujo potencial de lucro é no mínimo 4 vezes maior que o potencial de prejuízo.


Com base nessas informações, o Método ComStop irá calcular o limite de risco por operação e poderá lhe recomendar, em cada operação, que planejar, a quantidade a ser negociada. Clique Aqui para visualizar uma explicação detalhada do Método ComStop.

 

 

Clique aqui para acessar o Manual da Ferramenta do Método ComStop