Manual dos Alertas ComStop

Faça o download do pdf 


Índice:

1.            Introdução: O que são e quando são enviados os Alertas

2.            Como visualizar os Alertas ComStop no seu Terminal Enfoque

3.            Alertas de Compra e Venda

   3.1 Botão Ver Gráfico

   3.2 Botão Planejar

4.            Alertas de mudança de stop

   4.1 Botão Ver Gráfico

   4.2 Controle de Ordens Alterar Stop

5.            Liquidação da operação - Stop Atingido

6.            Liquidação da operação - Indicação Técnica

7.            E-mails diários com resumo dos Alertas


                       



1. Introdução: O que são e quando são enviados os Alertas

Monitoramos cem ações que compõem o índice IBRX100, além dos contratos futuros mais líquidos da BM&F e enviamos alertas sempre que identificamos as seguintes oportunidades:
i) Entradas em posições de compra ou venda.
ii) Melhora de stops das posições anteriormente recomendadas.
iii) Liquidação dessas posições.

O envio dos alertas pode ocorrer durante todo o dia de pregão, embora geralmente aconteça próximo ao fechamento, quando o candlestick do gráfico diário já está mais próximo de sua configuração/aparência final.

Não existe uma quantidade nem frequência mínima ou máxima para as publicações, que dependerão exclusivamente da identificação de boas oportunidades.

 

                     


2. Como visualizar os Alertas ComStop no seu Terminal Enfoque.

Os Alertas ComStop aparecem no seu Terminal Enfoque na forma de uma janela pop-up, conforme o exemplo abaixo.



O modo pop-up pode ser desabilitado. Caso prefira, veja o Manual da Ferramenta para desabilitar essa funcionalidade.

Além disso, os alertas enviados no dia ficam sempre visíveis para consulta dentro da lista de noticias do Terminal Enfoque. Para acessá-la, basta seguir os passos abaixo:


1.       No menu principal, clique em Ferramentas, Método ComStop e em seguida clique em Histórico de Alertas.
 


Com esse comando você abrirá uma janela onde estarão listados todos os alertas enviados pela ComStop.




2.       Clique duas vezes em cima da linha correspondente ao alerta para abri-lo.
 

 

Você também poderá acessar os Alertas ComStop dentro da lista de noticias do Terminal Enfoque. Para acessá-la, basta seguir os passos abaixo:


1.       No menu principal, clique em Notícias e em seguida em Lista de Notícias.


 

Esse comando abrirá a janela de noticias onde estarão listadas as noticias com as fontes indicadas pelo ícone a esquerda. Os títulos dos Alertas ComStop enviados no dia aparecerão nessa lista com o logotipo CS ao seu lado esquerdo, conforme mostra a imagem abaixo:

 

2.       Clique duas vezes no titulo para abrir a janela do Alerta, que traz todas as suas informações e recursos, conforme o exemplo abaixo:



                                   



3. Alertas de Compra e Venda

Os alertas de Compra e Venda trazem as oportunidades de operação identificadas pela equipe ComStop.

 
 

 

Neles, você encontra as seguintes informações:

- Stop Recomendado
- Objetivo de preço da Análise
- Preço no momento do envio (o preço do último negócio no momento em que o alerta foi enviado)
- FLP (Fator Lucro/ Prejuízo: corresponde a quantas vezes o potencial de lucro da operação é maior que seu prejuízo potencial, sendo que o lucro potencial corresponde à diferença absoluta entre o objetivo e o preço em que a análise foi enviada, e o prejuízo potencial, à diferença absoluta entre o preço no momento de envio e o valor do stop. Só são enviadas recomendações cujo FLP é maior ou igual a 4).
- Distância percentual do Preço no momento do envio para o valor do Stop.
- Distância percentual do Preço no momento do envio para o valor do  Objetivo.

Além disso, esses alertas trazem dois botões:

1-       Ver Gráfico

2-       Planejar



3.1 Botão Ver Gráfico

Ao clicar em Ver Gráfico, uma janela no Terminal Enfoque será aberta com o gráfico da análise feita pela equipe da ComStop. Os gráficos desses alertas serão sempre diários em escala logarítmica, uma vez que esse é o padrão da Análise Técnica da ComStop (clique aqui para mais detalhes). Além disso, esses gráficos trazem alguns símbolos para facilitar a visualização da análise:

 

 

3.2 Botão Planejar

Se você concordar com a recomendação e quiser segui-la, clique no Botão Planejar. Se você já tiver feito a configuração inicial do Método ComStop (clique aqui para saber mais informações sobre a essa configuração), a janela de Planejamento do Método será aberta, conforme o exemplo abaixo:

Essa janela, entre outras informações, calcula dois valores importantes:

- O fator lucro prejuízo da posição em tempo real.
- O tamanho da posição recomendado pelo Método ComStop, com base nas suas configurações do Método.

Se o Fator Lucro Prejuízo for inferior ao mínimo estabelecido por você nos Parâmetros do seu Método ComStop, o Terminal irá informá-lo disso, para que você não faça a operação, uma vez que um dos pilares do Método ComStop é de que apenas se faça operações cujo Fator Lucro/ Prejuízo seja maior ou igual ao mínimo estabelecido pelo investidor.

Se, por outro lado, for maior ou igual, a janela de planejamento irá lhe mostrar qual a quantidade de ações ou contratos a serem operados no campo “Quantidade Sugerida”, de tal forma que o risco do seu sua operação não ultrapasse o limite de risco por trade estabelecido pelo Método ComStop.

Outro fator que pode impedir a aba Planejamento de mostrar a quantidade sugerida é quando ela for menor do que o lote padrão. Quando isso ocorre, a seguinte mensagem é mostrada:

Se quiser, você também pode alterar essa quantidade diretamente no campo “Quantidade Sugerida". Ao fazer isso, a Janela de Planejamento do Método recalcula os valores como risco potencial e lucro potencial da operação, baseando-se na nova quantidade que você inseriu.

Se quiser fazer a operação, com base na quantidade mostrada na janela, basta clicar no botão Operar.


Botão Operar  
Esse botão abre uma boleta já preenchida com o ativo e a quantidade para o envio da ordem à sua corretora, conforme o exemplo abaixo. Para isso, é necessário que o módulo de trade do seu Terminal Enfoque esteja habilitado e que você já tenha se conectado à sua corretora (Clique aqui para saber como).

Se quiser efetivar a operação e enviar sua ordem ao mercado, certifique-se de que os campos assinatura digital e preço limite estão preenchidos e clique no botão “envia”.

                      
                    
 



4. Alertas de Mudança de Stop

Após enviarmos um alerta de compra ou venda, continuamos acompanhando o ativo e enviamos novos alertas assim que identificamos uma nova ação a ser tomada, seja ela melhorar o stop ou liquidar a posição, sempre tendo como base as regras do Método ComStop.

Quando a equipe de analistas da ComStop identifica a oportunidade de melhora de stop em uma das posições previamente recomendadas, é enviado um alerta de Melhora de Stop.


Esses alertas trazem as seguintes informações: objetivo da operação, preço do último negócio no momento da publicação, valor de stop novo e valor de stop antigo, bem como as distâncias percentuais entre esses preços.


4.1 Botão Ver Gráfico

Esse botão abre uma janela do Terminal Enfoque com um gráfico do ativo do Alerta na preiodicidade intraday de 15 minutos, uma vez que, no Método ComStop, a administração de posições assumidas é feita em gráficos nessa configuração.

Nesses gráficos, os símbolos utilizados para facilitar a compreensão visual da análise são:




4.2 Controle de Ordens – Alterar Stop

O botão “Controle de Ordens” abre a janela de “Controle de Ordens”, mostrada na imagem abaixo, para que você possa fazer a alteração do seu stop na operação em questão, se assim desejar. 

Na aba “Stops” dessa janela, você tem a lista das suas ordens de stop colocadas na corretora através do Terminal Enfoque. Para alterar uma delas, basta clicar com o botão direito sobre a linha da ordem e em seguida clicar em “Alterar”.


Com isso, será aberta uma boleta de stop para que você altere o valor do stop. Basta efetuar as alterações dos valores antigos, nos campos Preço de Gatilho e de Preço Limite para os novos valores, preencher a sua assinatura digital (caso não esteja salva) e clicar em “Envia”. Pronto, seu stop estará alterado.



 


                


 

5. Liquidação da operação - Indicação Técnica

Há situações em que, após uma posição ser recomendada, o comportamento do gráfico não confirma a nossa expectativa e, nesses casos, entendemos que a estratégia correta é liquidar a posição e proteger o capital. Quando isso ocorre, enviamos um alerta sugerindo a liquidação da posição.
 


Esses Alertas trazem a data e o valor de entrada no início da posição, a data e o valor da saída (encerramento) da operação e a sua rentabilidade (resultado).

 
5.1 O botão “Ver Gráfico”, quando clicado, abre uma janela no Terminal Enfoque com o gráfico do ativo com a nossa análise.

5.2 Clicando-se no botão “Encerrar”, é aberta uma boleta de operações para que você possa liquidar a sua posição. Se for uma operação de compra, é aberta uma boleta de venda, e se for uma operação de venda é aberta uma boleta de compra.


                 



6. Liquidação da operação - Stop Atingido

Esses Alertas trazem a data e o valor da saída (encerramento) da operação e os motivos que levaram nossa equipe a sugerir a liquidação da posição
 



            




7. E-mails diários com resumo dos Alertas

Após o fechamento do pregão diário, é enviado um e-mail com todos os alertas enviados durante o dia, com uma tabela informativa no começo do e-mail, seguida pelas imagens dos alertas.